top of page
Buscar

Segurança e controle das despesas públicas em Joinville


A Secretaria da Fazenda de Joinville planejou o fluxo de caixa diário até 2023. Os profissionais utilizam um método chamado de mínimos quadrados, que é uma técnica de otimização matemática, para realização da projeção diária das receitas e despesas, com base em série histórica. Essa projeção é que permite o planejamento futuro das receitas e despesas públicas do município.


Uma nova Unidade de Orçamento

A Unidade de Orçamento passou a ser de competência da Secretaria da Fazenda. Com isso, entrou em execução a criação das cotas financeiras por secretaria ordenadora de despesa, com o objetivo de ter um controle efetivo do gasto público, dentro de uma cota mensal. A iniciativa busca ter maior rigor no controle dos gastos para manter o equilíbrio fiscal.


Criação do núcleo de ciência de dados para aprimoramento de tecnologia

O núcleo tem como objetivo gerar inteligência tributária, contábil e financeira. O trabalho é possível com a análise da massa de dados, o que permite a evolução tecnológica e de negócio fazendário.


Integração e automatização da folha de pagamento

O processo da folha de pagamento era trabalhoso, dezenas de servidores faziam manualmente a geração de milhares de empenhos. Com a automatização, em 2022, o tempo de processamento e operacionalização caiu de 5 para 2 dias. Além disso, agora são dois funcionários para a conferência dos arquivos que geram os empenhos e liquidações no sistema de gestão municipal, automaticamente.


Revisão e adequação da legislação tributária

Com o objetivo de trazer mais objetividade, clareza e segurança jurídica aos contribuintes e avançar ainda mais na desburocratização dos processos, a Secretaria da Fazenda por meio de revisões ou adequações, avalia o enquadramento das naturezas tributárias já definidas pelo ordenamento tributário brasileiro. O objetivo é tornar o sistema tributário do município mais claro, objetivo e moderno.


Fique por dentro de tudo que está acontecendo na política da sua cidade através das nossas redes sociais!


3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page