top of page
Buscar

Saúde Mental é tema de capacitações e eventos em Joinville



A programação da Semana de Conscientização e Orientação sobre Saúde Mental foi oficialmente aberta pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em evento realizado em 15 de Maio, no Centro de Convenções da Univille.


Estiveram presentes a diretora executiva da SES, Marlene Bonow Oliveira, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e do Poder Legislativo de Joinville, membros do Conselho Municipal da Saúde e das instituições e universidades parcerias, profissionais da rede de Assistência Psicossocial de Joinville e municípios da região, além de acadêmicos e usuários do serviço municipal de saúde.


Em um momento especial da noite, o Grupo de Teatro Arte Para Todos apresentou a peça “Louco é Pouco”. Criado em 2021, o grupo é formado por participantes da Oficina de Teatro SOIS – Arte para Todos – Serviços Organizados de Inclusão Social da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e o Programa de Formação Cultural Arte para Todos do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento (Impar).


A noite de abertura da Semana de Conscientização sobre Saúde Mental foi encerrada com a mesa redonda “Políticas de Atenção Psicossocial".


As ações da Semana de Conscientização sobre Saúde Mental são voltadas para capacitações de profissionais que trabalham na área e incluem palestras e atividades interativas. O encerramento da programação aconteceu em 18 de Maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.


Em alusão à data, haverá caminhada da Praça da Bandeira até a Católica de SC, aberta para todas as pessoas. A concentração será na praça, às 8h30 e haverá intervenções artísticas. A caminhada vai até a universidade na rua Visconde de Taunay onde serão oferecidas oficinas com temática de saúde mental, voltadas aos usuários, profissionais e comunidade. As atividades desse dia são abertas para o público em geral e não há necessidade de inscrição.


Saúde mental em Joinville


A Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde de Joinville conta com serviços interligados e direcionados ao atendimento de diferentes públicos, compostos por equipes multidisciplinares que incluem psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e médico psiquiatra.


Os casos leves e moderados podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).


Já em situações avaliadas como moderadas a graves são encaminhadas para as unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que também atendem a diferentes tipos de transtornos.


O CAPS II – Nossa Casa, e o CAPS III – Dê-Lírios, atendem pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais graves, crônicos e persistentes. Para o CAPS AD – Álcool e Drogas são encaminhados os usuários com transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. E o CAPS IJ – Infanto Juvenil – Cuca Legal, atende a crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos com transtornos mentais graves e persistentes ou crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas.


A rede conta, ainda, com o Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS) que oferece reabilitação e inclusão social; com as Residências Terapêuticas, que são moradias para usuários egressos de longo período de internação hospitalar.


CAPS II

Local: Rua Pernambuco, 115, Anita Garibaldi

Horário: segunda a sexta, 7h às 18h


CAPS III - Dê-Lírios

Local: Rua Tubarão, 128, América

Horário: segunda a sexta, 7h às 19h


CAPS AD

Local: Rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 1489, Anita Garibaldi

Horário: segunda a sexta, 7h às 18h


CAPS IJ

Local: Rua Alexandre Schlemm, 275, Bucarein

Horário: segunda, terça, quinta e sexta, 7h às 18h; quarta, 7h às 17h


SOIS

Local: Rua Aracajú, 1368, Santo Antônio

Horário: segunda a sexta, 7h às 18h


12 visualizações0 comentário

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page