O Programa Águas para Sempre, da Companhia Águas de Joinville, foi destaque no Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural: novas perspectivas para os PSAs, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nesta semana. Os vídeos com exemplos de programas voltados à temática de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) foram avaliados por uma comissão da Embrapa para serem exibidos aos participantes do fórum.
Para Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Águas de Joinville, o programa, além de contribuir com o desenvolvimento da atividade rural, impactará na qualidade de vida das pessoas no futuro.
“Estamos atuando para conservar e preservar a bacia do rio Cubatão, com impactos positivos para a comunidade local, mas também contribuindo com a preservação dos recursos hídricos”, destaca Sidney.
Os vídeos estão disponíveis no canal da Embrapa no YouTube e disponibilizados em uma playlist denominada “Vitrine de iniciativas de PSAs no Brasil”. O vídeo da Companhia pode ser acessado em bit.ly/psa_2023.
Programa recompensa produtores rurais
O Programa Águas Para Sempre consiste no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e visa recompensar financeiramente os proprietários rurais que executam o projeto ambiental previsto para sua propriedade, com ações de proteção das nascentes, vegetação nativa e restauração de áreas degradadas, dentre outras. Atualmente, a área de abrangência corresponde à região localizada às margens do rio Cubatão, principal manancial de Joinville.
No momento, o Águas para Sempre tem quatro proprietários rurais que já aderiram e mais três manifestos de interesse assinados. “Entre os objetivos do programa está melhorar a disponibilidade de água em Joinville, em qualidade e quantidade. Além disso, por meio de ações mais pontuais, pretende mitigar o escoamento de agrotóxicos, aumentar a cobertura florestal e ampliar a aplicação de boas práticas de uso do solo na região rural”, explica Aline de Oliveira, líder do programa Águas para Sempre.
O Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural, evento virtual promovido pela Embrapa de 23 a 25 de maio, contou com palestras e debates com especialistas. O tema central do fórum envolveu a discussão de questões específicas da política de pagamento por serviços ambientais e da sua implementação prática, com enfoque no seu potencial para implementar soluções para problemas ambientais.
Comments