Redução no tempo de atendimento em UPAs e PA
Com a retomada dos atendimentos infantis na UPA Sul e reforço nas escalas da UPA Leste, foram realizados 38.285 atendimentos pediátricos de julho a dezembro. O que representa crescimento de aproximadamente 34,3% em relação aos atendimentos feitos de janeiro a junho. Com a medida, o tempo de atendimento infantil também baixou de 2 horas para 1 hora. O tempo reduziu inclusive para os adultos após a reformulação das escalas médicas, passando de 2h30 em maio de 2022 para 1h50 em dezembro.
Contratação de mais médicos
Para atender a demanda, o número de médicos vinculados à Secretaria da Saúde (SES) aumentou. A Saúde encerrou o ano de 2022 com 425 contratos de trabalho com médicos vinculados, o que representa aumento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando eram 309 contratos. Uma das medidas que proporcionou esse aumento foi a realização de concurso público para Médico de Estratégia de Saúde da Família. O investimento também repercutiu na oferta de serviços para a população usuária do SUS.
Joinville teve o melhor desempenho de sua história na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, que é o principal instrumento de avaliação do Ministério da Saúde para aferir a qualidade da atenção primária nos municípios. A nota de Joinville, referente ao terceiro quadrimestre de 2022, é de 6,94, sendo também a melhor entre as maiores cidades catarinenses.
Commentaires